Innova

A INNOVA Energias Renováveis é uma empresa de base tecnológica, atuando no setor energético com larga experiência em desenvolvimento de projetos, implantação, estruturação econômico-financeira e operação de usinas de geração de energia. Em 2011 adquiriu licença de uso exclusivo da tecnologia de Pirólise Lenta a Tambor Rotativo da empresa italiana MAIM Engineering Srl., cuja tecnologia apresenta uma série de vantagens em relação às tecnologias tradicionais e se apresenta como solução ideal para o aproveitamento energético de resíduos.

Em parceria técnica e comercial com a INDDRA, está implementando no Brasil a tecnologia de pirólise lenta a tambor rotativo, úmida e catalisada, que transforma resíduos urbanos e industriais em um gás combustível limpo, que pode substituir outros combustíveis (gás natural, óleo diesel, etc.) na produção de energia elétrica e térmica. Através de projeto de PD&I executado em 2015, nacionalizou a tecnologia e agora produz em território nacional, reduzindo os custos de produção e garantindo serviços de operação e manutenção de qualidade.

Assista ao vídeo ao lado e conheça com detalhes a tecnologia INNOVA.

Deste modo, a tecnologia INNOVA transforma um problema socioambiental em um insumo para diversas atividades produtivas. Entre os resíduos que a pirólise pode tratar estão:

  • Resíduo tipo domiciliar (RSU), industrial (RSI) e hospitalar (RSS);
  • Lodo de Estação de Tratamento de Esgoto (Lodo ETE);
  • Pallets, resíduos plásticos, pneumáticos, CDRs, entre outros;
  • Resíduos orgânicos como borra de café, fibra e caroço de açaí, castanha, palha de milho, casca de arroz, resíduos de frigoríficos e restos de abate de animais.

A aplicação da tecnologia proposta caracterizará um marco na solução do problema de tratamento e disposição final dos resíduos, a partir do qual o resíduo deixará de ser um passivo e se tornará um insumo energético, através de aplicação de tecnologia inovadora com impactos ambientais extremamente limitados.

Reator de pirólise INNOVA

Embora a tecnologia INNOVA tenha algumas características semelhantes às demais tecnologias de pirólise (ausência de oxigênio, tempo de residência de até 1 hora em tambor rotativo aquecido por fora), existem algumas características que a diferenciam das demais, o que justifica uma análise específica. As principais diferenças desta tecnologia são:

  • A tecnologia INNOVA opera com umidade de até 85%. Isso ocorre porque a tecnologia utiliza as reações de gás d’água além das reações de pirólise;
  • A tecnologia INNOVA limpa o gás e o envia a grupos geradores, resultando em maiores eficiências e menores emissões;
  • Opera com temperaturas mais baixas que outras unidades de pirólise (450°C) e utilizam um catalizador para favorecer as reações de craqueamento térmico.

Conheça mais sobre a Tecnologia INNOVA: Pirólise3; Pirólise4;Pirólise5.